Construção com isopor (EPS) é mais rápida, fácil e resistente que as convencionais

Construção com isopor (EPS) é mais rápida, fácil e resistente que as convencionais

Placas do material são revestidas por malha de aço e argamassa armada e podem representar uma redução de 40% no valor da mão de obra

Os painéis monolíticos de EPS (poliestireno expandido, mais conhecido como isopor, já são utilizados fora do país há décadas e algumas empresas tem ganhado espaço no mercado brasileiro com esse material inovador e completo. Ao utilizar a malha de aço de ambos os lados do painel, a parede final ganha grande resistência e possui enorme vantagem em relação à contrução com alvenaria comum.

“É chocante ver esse material resistir a marretadas, é surreal, se fosse numa parede de tijolos logo teríamos um buraco enorme” diz Eli Resende, CEO da empresa EPS Home.

Antes da camada de argamassa armada são instalados os dutos para fiação elétrica e esgoto. Os sulcos para comportar os dutos são feitos usando um soprador térmico, que comprime o material em pontos específicos, dando o formato necessário para que as instalações sejam realizadas conforme o projeto aprovado.

“No sistema tradicional, você levanta tudo primeiro, tem um trabalho grande e pesado para quebrar paredes e passar a tubulação, montar e depois rebocar novamente. Há uma geração muito grande de resíduos, com o EPS as sobras são mínimas e podem ser aproveitadas em outros projetos ou encaminhadas para reciclagem” esclarece Eli Resende.

Outra vantagem da construção em EPS, é que o conforto térmico dentro da residência ou do edifício é muito eficiente, permitindo que você sinta menos as variações térmicas externas, isso significa a longo prazo uma economia significativa com gastos de ar condicionado, ou aquecedor.

“Testes de laboratório comprovam que a diferença térmica em relação ao ambiente externo pode chegar a 10 graus, isso é muito significativo”, diz Eli Resende

O Sistema também traz maior conforto acústico dentro da residência ou edifício, permitindo um ambiente muito mais agradável e confortável porque o EPS faz com que as paredes absorvam o barulho, ficando muito mais silencioso.
O EPS tem sido largamente utilizado na construção de residências de alto padrão. Isso acontece porque a obra é muito mais rápida que no sistema convencional, sendo necessário um aporte maior para adquirir todos os painéis, conduítes e tubulações logo no início da obra. No sistema convencional os gastos ocorrem gradativamente durante um longo período de tempo. Dessa forma é necessário um bom planejamento para adquirir todo o material no início da obra, para conseguir acelerar o processo construtivo.

“No sistema construtivo com Painéis Monolíticos de EPS, é necessário agilizar o processo de projetar argamassa armada nas paredes para o máximo aproveitamento das qualidades do aço”, explica Resende.

Por falta de experiência, os profissionais do mercado ainda possuem certo receio para trabalhar com o EPS, contudo após levantar a primeira parede e ver a resistência do material, o semblante dos pedreiros mudam, pois além das qualidades perceptíveis do EPS, ainda tem a vantagem de trabalhar com muito menos peso durante toda a obra.

Acreditamos que esse material permitirá a longo prazo obras mais planejadas e mão de obra cada vez mais especializada, isso permitirá a longo prazo uma precisão muito maior. diz o CEO da EPS Home, Eli Resende.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.